Mudanças

Âmbar Energia assume a Usina de Candiota a partir de 2024

Atuais proprietários se apresentaram às autoridades da cidade no início deste mês

Foto: Divulgação - DP - Complexo termelétrico de Candiota possui hoje apenas a Usina Candiota 3 em operação

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Recentemente a Usina Termelétrica Candiota 3 foi vendida para a Âmbar Energia, pertencente à J&F Investimentos S.A, maior grupo econômico do Brasil. A venda, por R$ 72 milhões, marca a saída da Eletrobras (por meio de sua subsidiária Eletrosul) da geração a carvão. No mês de outubro, os atuais proprietários da usina se apresentaram às autoridades de Candiota e falaram sobre a união e persistência para assumir a usina a partir de janeiro de 2024.

Ao assumir a Usina de Candiota, a Âmbar Energia buscou novos planos para gerir uma termelétrica de extrema importância para toda a região. O presidente da empresa, Marcelo Zanatta, conta o que o motivou na hora de adquirir a usina. “Eu fiquei muito apaixonado pela região, pelo potencial, pelo cuidado que as mineradoras têm com o meio ambiente, a forma respeitosa que devolve as áreas mineradas, produzindo e trabalhando. Estou muito encantado com o tamanho da oportunidade que existe nessa região”, afirma.

Zanatta destaca qual o planejamento pensado. “Fazer a gestão dela (usina), conseguir fazer a ampliação do contrato que vence em dezembro de 2024, se Deus quiser, até dezembro de 2050”, observa. Ele ainda reflete sobre o que espera para o futuro da usina. “Viabilizar novos investimentos para a utilização dos subprodutos, ver tudo que é possível fazer no polo carboquímico e ver como podemos desenvolver esse tipo de negócio para precificar e otimizar, principalmente as cinzas dos subprodutos que tem no processo industrial. Também, a própria ampliação da Usina de Candiota.”

Usina Termelétrica Candiota 3
O complexo termelétrico de Candiota possui hoje apenas a Usina Candiota 3 em operação. A unidade tem capacidade instalada de 350 MW e é responsável por aproximadamente 40% dos recursos do Município. Gera 500 empregos diretos e até cinco mil indiretos, possuindo grande importância para a região e para o Setor Elétrico Brasileiro.
Dentre os benefícios da usina, estão o maior aproveitamento do carvão nacional, utilização de 100% do carvão beneficiado, energia firme sendo agregada para atendimento do mercado brasileiro e impactos positivos na economia da metade sul do Rio Grande do Sul.

Portfólio
A Âmbar Energia possui experiência no setor. A empresa desenvolve, implanta e explora projetos nos segmentos de geração térmica, transmissão e comercialização de energia para contribuir com os novos desafios de expansão e diversificação da matriz energética brasileira. No setor de transmissão, possui linhas de transmissão e subestações elétricas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Já no ramo da comercialização, atua através da sua subsidiária Âmbar Comercializadora de Energia, com sede em São Paulo, que comercializa energia elétrica e é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Os ativos de Geração reúnem a usina de Uruguaiana e o Projeto Integrado de Energia Cuiabá, com usina termelétrica e conjunto de gasodutos (rede de tubos que realiza o transporte de gás natural da região produtora para a região consumidora), que transportam o gás desde Chiquitos, na Bolívia, até Cuiabá, no Mato Grosso. A Âmbar é a empresa de energia da J&F, que está presente em mais de 190 países e tem em seu portfólio empresas como a JBS, líder global em processamento de proteína animal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A esperança de virar o jogo ainda está no Bolsa Família Anterior

A esperança de virar o jogo ainda está no Bolsa Família

Banco de Materiais constrói casa para famílias em vulnerabilidade Próximo

Banco de Materiais constrói casa para famílias em vulnerabilidade

Deixe seu comentário